Release 1
Iron Biker Brasil 2023
imprensa@ironbiker.com.br
Release 2
Release 3
Release 4
Release 5
Release 6
Iron Biker Brasil celebra 30 anos de emoção e adrenalina sobre duas rodas
Edição histórica promete agitar a cidade de Mariana (MG), que receberá mais de
dois mil atletas de todo o Brasil nos dias 15, 16 e 17 de setembro
A maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, está pronta para celebrar três décadas de pura emoção e adrenalina sobre duas rodas. Completando 30 anos em 2023, o evento esportivo será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade histórica de Mariana (MG). A edição comemorativa promete não apenas disputas equilibradas e emocionantes, mas também atrações especiais para marcar essa data memorável.
No sábado e no domingo, os atletas de todas as regiões do Brasil, e alguns estrangeiros, vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire. Este ano, os ciclistas percorrerão trilhas ainda mais desafiadoras, com altimetrias bem definidas para testar o poder de resistência dos competidores.
“Estamos na expectativa para esse grande marco: 30 anos de história! Ficamos extremamente satisfeitos e felizes por celebrarmos em Mariana, que é uma cidade apaixonada pelo ciclismo e, como sede do Iron, se tornou a capital brasileira do mountain bike. Temos certeza de que a edição desse ano será ainda mais energizada e eletrizante. Já estamos contando os dias para a grande disputa”, contou um dos organizadores do evento esportivo, Lucas Fonda.
Como tudo começou
O ano era 1993, nascia o Iron Biker Brasil, o Desafio das Montanhas, com um percurso inicial de 90 km saindo de Ouro Preto, passando por Itabirito e chegando em Belo Horizonte. Naquele ano, 300 atletas participaram da primeira edição. Nas edições iniciais, o tempo de cada competidor era cronometrado trecho a trecho, mas os resultados demoravam horas para serem disponibilizados.
Posteriormente, o formato da competição foi alterado para o modelo de maratona, onde o primeiro a cruzar a linha de chegada vencia a etapa. Em 1998, uma ação visando a internacionalização do evento contou com a participação de bikers norte-americanos e italianos. Na prova deste ano, o bi-campeão do Iron Bike Itália estará entre os atletas da elite, o espanhol Brandan Marquez Fernandez.
Evolução ao longo dos anos
A edição que marcou os dez anos do Iron Biker, realizada em 2003, foi a primeira que teve a participação de Mariana como cidade sede. A largada ocorreu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e a linha de chegada era o Mariana. Já em 2009, o evento recebeu o maior ícone da história do mountain bike mundial: Tinker Juarez, norte-americano, que competiu e elegeu o Iron Biker Brasil como “o melhor evento épico da América do Sul”.
10 anos de parceria com Mariana
A partir de 2013, Mariana tem sido a cidade sede única do Iron Biker Brasil. Ao longo dessa década, a cidade vivenciou, e tem vivenciado, um crescimento exponencial do número de ciclistas em suas ruas e trilhas, com um grande e benéfico impacto na economia e no turismo no município.
Primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade e projeção artística, é também é o cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker Brasil.
O secretário municipal de esportes, Gustavo Gomides, destaca a visibilidade turística que o município recebe durante o evento. “Sempre digo que recebemos em nossa cidade um número muito maior do que os dois mil atletas. Recebemos os familiares desses atletas, os entusiastas que, às vezes, não participam da prova, por não encontrar a inscrição ou por não poder participar no momento. Então, toda a nossa região dos Inconfidentes vem prestigiar esse grande evento esportivo. O nosso município fica lotado”, disse.
Além disso, a modalidade tem se desenvolvido cada vez mais no município. “Sempre que o Iron Biker Brasil passa, é uma trilha nova que é encontrada. Recentemente, inauguramos até pista de pump track, fortalecendo esse legado do Iron Biker. Então, o evento é um atrativo cultural, esportivo e turístico”, afirmou o secretário.
O Iron Biker Brasil é um fomentador da economia e do turismo na Primaz de Minas. A movimentação nas ruas históricas com a realização do evento agita também a economia da cidade com a lotação máxima de hotéis e pousadas.
Confira alguns números expressivos desses 30 anos do Iron Biker Brasil
-
Mais de 32 mil atletas inscritos. 📊
-
Aproximadamente 4 mil km percorridos. 🏁
-
Mais de 30 mil medalhas entregues.
-
Diversas publicações internacionais. 🌍
-
Infinito número de histórias e emoções vividas.
Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos
Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) - Mariana/MG.
Dia 14/9 (quinta-feira), entrega de kits de 16 às 20 h.
Dia 15/9 (sexta-feira) - entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
Dia 16/9 (sábado) - Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.
Dia 17/9 (domingo) - Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
Encerramento do evento às 17h.
Iron Biker Brasil comemora 30 anos de história e
referência no cenário esportivo do país
Edição histórica promete agitar a cidade de Mariana (MG), que receberá mais de
dois mil atletas de todo o Brasil nos dias 15, 16 e 17 de setembro
A expectativa está alta para a comemoração dos 30 anos do Iron Biker Brasil que, mais uma vez, reunirá ciclistas de todas as partes do país em Mariana. Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a Primaz de Minas se transforma em um ponto de encontro para os amantes do esporte e entusiastas da superação em meio às belas paisagens montanhosas. No sábado e no domingo, os atletas vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire (Jardim).
A cada edição do Iron Biker Brasil, uma nova trilha é desbravada, deixando um valioso legado esportivo e cultural para o município. Hoje, Mariana é conhecida como a capital nacional do Mountain Bike. Nesse sentido, Lucas Fonda, um dos organizadores do evento, celebra a data e os frutos dessa relação. “Nós temos duas belas datas para comemorar: os 30 anos do Iron Biker e os 10 anos consecutivos de realização da prova em Mariana. É algo que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos porque, sem dúvida alguma, essa consistência da realização da prova e sequencialmente em Mariana deu ao evento raízes ainda mais fortes. Conseguimos transferir esse pertencimento do evento para a cidade. Hoje, a competição pertence a Mariana, é de todos”, concluiu.
Economia fortalecida
O impacto positivo dessa parceria entre Iron Biker Brasil e a cidade de Mariana é visível em diversos aspectos, inclusive, econômicos. O município vai receber competidores e turistas de todo o país, durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico para a cidade que, para este ano, já está com 100% de sua rede hoteleira ocupada.
O atual prefeito do município, Celso Cota, quem trouxe o Iron Biker para a cidade em 2013, comemora a primeira década dessa relação. “Mariana, hoje, é considerada a capital nacional do mountain bike. Isso é magnífico. O nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o ciclismo como uma fonte também de renda. Geração de renda é sinônimo de promoção social. Na verdade, é também promoção cultural, mas, acima de tudo, promoção turística”.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo Pereira, também exalta a grande movimentação econômica que o evento gera. De acordo com Amarildo, o Iron Biker Brasil é uma prova que movimenta o comércio como um todo. “Existe uma movimentação não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós-evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bikes”, contou.
Crescimento da modalidade
Além disso, a própria modalidade tem crescido na região, com a recente inauguração da pista pública de Pump Track, uma parceria do Iron Biker e a administração pública, que atrai tanto iniciantes quanto profissionais, reforçando o vínculo entre a cidade e o esporte. A atleta marianense, Liege Walter, é participante do Iron Biker Brasil desde 2007. Segundo ela, a competição influencia a carreira de vários atletas por tudo que representa no cenário esportivo do Brasil. “Eu sou muito fã da prova. Eu cresci acompanhando e participando do Iron Biker Brasil. Mariana é referência em gerar novos talentos. Temos vários nomes aqui que começaram nas categorias de base e já foram para a elite. Todas as pessoas, aqui em nossa região, começaram tendo a prova como referência, em todos os sentidos”.
Confira alguns números expressivos desses 30 anos do Iron Biker Brasil
-
Mais de 32 mil atletas inscritos. 📊
-
Aproximadamente 4 mil km percorridos. 🏁
-
Mais de 30 mil medalhas entregues.
-
Diversas publicações internacionais. 🌍
-
Infinito número de histórias e emoções vividas.
Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos
Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) - Mariana/MG.
Dia 14/9 (quinta-feira) - entrega de kits de 16h às 20h.
Dia 15/9 (sexta-feira) - entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
Dia 16/9 (sábado) - Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.
Dia 17/9 (domingo) - Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
Encerramento do evento às 17h.
Representatividade nas trilhas:
Iron Biker Brasil contará com atletas dos quatro cantos do país
De norte a sul, de leste ao oeste, competidores se preparam para disputar a
edição histórica dos 30 anos da maior prova de mountain bike da América Latina
A cidade histórica de Mariana (MG) recebe nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a edição de 30 anos do Iron Biker Brasil. A largada acontecerá novamente na Praça Gomes Freire (Jardim), centro histórico, onde se inicia o percurso de mais de 160 km pelo município e seus distritos. São esperados mais de cinco mil turistas, sendo dois mil atletas vindos das cinco regiões do país e alguns estrangeiros. Neste ano, a prova receberá dois estrangeiros de peso: o suíço Lukas Kaufmann, que é tricampeão do Iron Biker Brasil e o atual campeão do Iron Bike Itália, o espanhol, Brandan Marquez Fernadez, que prometem dar muito trabalho para os atletas de elite brasileiros.
Nas outras 34 categorias, onde participam a maioria dos inscritos, as disputas, também, serão acirradas. Um desses atletas é Rafael Pimenta, de Vitória, Espírito Santo, que participa da maior prova de mountain bike da América Latina, pela segunda vez. “Estou na expectativa, porque é uma competição muito tradicional, um local muito bom, um clima agradável e a gente vê que todos estão lá para realmente curtir e aproveitar o evento”, concluiu. Além disso, o ciclista demonstrou entusiasmo em participar dessa data especial. “Uma grande satisfação estar participando dos 30 anos da prova. O Iron Biker Brasil é um evento super tradicional. Então, é uma satisfação enorme. Farei uma viagem longa, são mais de 400 quilômetros de Vitória até a cidade de Mariana, mas valerá a pena, por tudo que está envolvido nessa competição”, finalizou.
Já a região norte do país terá como uma de suas representantes Betânia Magalhães, da cidade de Boa Vista, Roraima, que fica há mais de 4 mil km de distância da Primaz de Minas. “Se deslocar de outra região, principalmente, do nosso estado (Roraima) que é o extremo norte do Brasil é bem complexo. Na verdade, já comecei a minha saga quando saí de Roraima com minha bike e, agora, estou em São Paulo. Daqui pouco tempo estarei em Mariana. Estou muito feliz”, disse.
Para um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Lucas Fonda, a presença de atletas de todas as regiões do país reforça o alcance, a nível nacional, da competição. ”Em mais um ano, Mariana vai receber competidores do Brasil inteiro. O Iron Biker não seria o mesmo sem a diversidade e a paixão que cada competidor traz consigo. Essa diversidade de participantes é um verdadeiro testemunho da paixão pelo mountain bike e da unidade que o esporte proporciona, reunindo pessoas de diferentes partes do país para celebrar essa competição emocionante".
Percurso marcante nos 30 anos
Com cenários de belezas naturais, a prova é composta por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores. O Iron Biker Brasil 2023 será dividido em dois dias. O primeiro dia do evento, sábado (16), contará com 97 km de distância no percurso total e 65 km no reduzido. Já no domingo (17), o percurso total terá 75 km e o reduzido 60 km de distância. Além disso, os atletas passarão, pelo segundo ano consecutivo, pelo novo distrito de Bento Rodrigues. O local está com toda a infraestrutura concluída, além dos postos de saúde e de serviços, a escola municipal e a estação de tratamento de esgoto. A nova comunidade vem ganhando a forma do desenho desenvolvido junto à comunidade atingida e sendo, cada vez mais, apropriada pelos futuros moradores que perderam suas casas pela passagem de rejeito, após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
“A passagem pela nova comunidade é um motivo de orgulho para a gente. Todos nós sofremos junto com quem vivia em Bento. A prova passava por lá, antes do desastre, inclusive. E poder passar agora, no novo distrito é, de fato, um símbolo de ressignificação”, afirmou Marco Antonio Canaan, um dos organizadores do Iron Biker Brasil.
A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da IronCo. e AMTB, a supervisão da Confederação Brasileira e Federação Mineira de Ciclismo, o apoio da Prefeitura de Mariana, 3T Construções, Cervejaria 040, Água Mineral Ingá, Exceed, Perfitec, Shimano, Unicall, CSA Sport e Fundação Renova.
Acompanhe mais informações sobre a prova pelas redes sociais: Instagram - @ironbiker – e Facebook - facebook.com/ironbikerbrasil.
Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos
Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) - Mariana/MG.
Dia 14/9 (quinta-feira) - entrega de kits de 16h às 20h.
Dia 15/9 (sexta-feira) - entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
Dia 16/9 (sábado) - Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.
Dia 17/9 (domingo) - Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
Encerramento do evento às 17h.
Mineiros se destacam e vencem o primeiro dia de disputa do Iron Biker Brasil 2023
Em percurso desafiador, atletas desbravam 97km nesta primeira etapa
da competição e saem na frente na disputa pelo pódio
Neste sábado (16), aconteceu o primeiro dia de prova da trigésima edição do Iron Biker Brasil. Mais de dois mil atletas marcaram presença na Primaz de Minas. No percurso completo, foram 97km. Já no percurso reduzido, foram 65km, passando por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos participantes.
Na categoria elite masculina, o primeiro lugar ficou com o estreante, Luis Miguel Campos, de Maria da Fé (MG). O mineiro do sul de Minas fez uma prova praticamente perfeita e abriu boa vantagem para os demais concorrentes. Após fechar o percurso, Luis explicou o que foi o diferencial em relação aos adversários. “Eu sabia que no início tinha uma trilha, então, eu ataquei na subida antes da trilha para que eu pudesse passar com tranquilidade, sem ninguém para colocar pressão e que pudesse performar melhor estando na primeira posição. E foi assim durante toda prova, pude passar pelas trilhas com bastante cautela. Assim, reduzi minhas chances de cometer erros”, concluiu.
Já na categoria feminina, a primeira posição ficou com a jovem Lorena Ranchel, de apenas 19 anos, vinda de Porteirinha (MG). A atual vice-campeão do Iron Biker Brasil exaltou a sua força mental durante a prova. “Foi a parte mental, a gente tem que pensar que são quase 100km, então, você não pode gastar toda energia no início. Normalmente, eu sou uma atleta mais agressiva, porém, hoje, optei por ser mais conservadora”, disse.
Neste domingo (17), os atletas do percurso completo terão pela frente mais 65 km de trilhas pelos distritos de Mariana. Os cinco primeiros colocados de cada categoria sobem no pódio. A premiação dos melhores da 30ª edição está prevista para iniciar às 15 horas, na Praça Gomes Freire. Confira, abaixo, os 5 primeiros colocados nas categorias Elite Masculina e Elite Feminina neste primeiro dia de maratona do Iron Biker Brasil 2023.
Elite masculina
1º - Luiz Miguel Campos Honório (4h03m37s) – Maria da Fé (MG) - Brasil
2º - Lúcio Otavio (4h15m22s) – Itabirito (MG) - Brasil
3º - Lukas Kaufmann (4h15m38s) – Suíça
4º - Sherman Trezza de Paiva (4h16m12s) – Poços de Caldas (MG) - Brasil
5º - Halysson Ferreira (4h18m04s) – Patrocínio (MG) - Brasil
Elite feminina
1º - Lorena Ranchel (5h44m20s) – Porteirinha (MG)
2º - Aline Mariga Cavaglieri (5h55m04s) – Sorriso (MT)
3º - Liege Walter (5h57m16s) – Mariana (MG)
4º - Fabiana Gregório Brandão (6h01m54s) – Jundiaí (SP)
5º - Karine Costa (6h35m38s) – Botucatu (SP).
Desfechos distintos marcam a conquista dos vencedores do Iron Biker Brasil 2023
Luiz Miguel Honório, foi o campeão na elite masculina com tranquilidade. Já na elite feminina, Aline Cavaglieri conseguiu uma reviravolta improvável e faturou o bicampeonato
A 30ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, conheceu, neste domingo (17), os grandes vencedores de 2023. Depois de um percurso de quase 160 km, por Mariana (MG) e seus distritos, Luis Miguel Honório e Aline Mariga garantiram os melhores resultados nas categorias Elite Masculina e Elite Feminina e se sagraram os campeões da competição de 2023.
Na categoria masculina, o vencedor da segunda etapa foi itabiritense, Lúcio Otávio, mas o resultado não foi suficiente para alcançar o primeiro lugar. O título ficou com Luis Miguel Honório, que esteve sempre junto ao pelotão de frente e não deu brecha para os adversários, terminando entre os três primeiros neste domingo.
Após cruzar a linha de chegada, Luis Miguel, celebrou o resultado. “Estou bastante feliz com a vitória. É a realização de um sonho ganhar o Iron Biker Brasil. Logo no início da prova, eu ataquei e abri com cinco atletas. Além disso, eu tinha uma grande vantagem e o meu objetivo era chegar junto do primeiro grupo. Felizmente, ocorreu tudo como planejei. Estou muito feliz, me sinto realizado”, finalizou.
Por outro lado, na categoria feminina, Lorena Ranchel não conseguiu aproveitar a vantagem obtida no primeiro dia de competição por conta de problemas com a bicicleta. Dessa forma, Aline Mariga e Liege Walter travaram uma dura batalha pela conquista da trigésima edição da maior prova de mountain bike da América Latina.
A atual campeã do Iron Biker Brasil, alcançou o bicampeonato com uma curta diferença. “Inacreditável, mas deu certo. No primeiro dia tive problemas mecânicos e sofri muito. Eu fiquei realizada, porque eu lutei e acreditei até o final. A prova foi dolorida, foi bem sofrido, mas valeu a pena. É extremamente gratificante”, disse.
Solidariedade presente
Em 2023, o Iron Biker Brasil recebeu um total de quatro toneladas de doação em alimentos. A ação, que é feita desde 1993, tem como intuito promover a solidariedade: todo atleta inscrito na competição faz a doação de 2kg de alimento não perecível. Com isso, tudo que foi arrecado será entregue para as comunidades carentes de Mariana (MG).
O secretário de esportes do município, Gustavo Gomides, relatou quais entidades do município serão contemplados com a iniciativa. “Nós temos a comunidade da Figueira, que abriga pessoas com alguma deficiência física ou mental. Outra entidade que vai receber os mantimentos é o Lar Santa Maria, um asilo onde moram, aproximadamente, 100 idosos. Além disso, temos a APAE, que atende mais de 250 alunos”, disse.
A representante da comunidade da Figueira, Solange Ribeiro, que atua na entidade há 8 anos, celebrou a parceria com o Iron Biker Brasil. “Quando recebemos o convite ficamos felizes, pois a gente depende muito do próximo. Atualmente, nós trabalhamos com o “em que posso ajudar?”, “no que posso ajudar?’’. Está sendo muito importante esse apoio e essa parceria”, concluiu.
Fortalecimento da economia
Desde 2013, Mariana se firmou como a capital do mountain bike no Brasil. Desde então, a economia local foi impactada positivamente com a realização do evento. Um exemplo nítido é a ocupação dos hotéis que, em todos os anos, alcançou uma taxa de ocupação superior a 90%.
Ângela Macedo, proprietária do hotel Faísca, revela que sempre fica ansiosa e com boas expectativas quando o assunto é Iron Biker Brasil. "Nós tivemos 100% de ocupação, como ocorre em todos os anos. Além disso, fizemos uma preparação específica, alguns dias antes do evento, para recebê-los da melhor forma possível e ficamos ansiosos com a chegada dos ciclistas, pois muitos deles já fazem parte da família Faísca”, afirmou.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo Pereira, também exaltou a grande movimentação econômica que o evento gera. De acordo com Amarildo, o Iron Biker Brasil é uma prova que movimenta o comércio como um todo. “Existe uma movimentação não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós-evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bikes”, contou.
Confira o resultado do Iron Biker Brasil 2023:
Elite masculina
1º - Luiz Miguel Honório - 6h38m41s – Maria da Fé (MG) - Brasil
2º - Lúcio Otávio - 6h50m21s – Itabirito (MG) - Brasil
3º - Lukas Kaufmann - 6h52m13s – Suíça
4º - Sherman Trezza de Paiva - 6h52m49s – Poços de Caldas (MG) - Brasil
5º - Halysson Ferreira - 6h54m44s – Patrocínio (MG) - Brasil
Elite feminina
1º - Aline Mariga Cavaglieri - 9h06m15s – Sorriso (MT)
2º - Liege Walter - 9h08m14s – Mariana (MG)
3º - Fabiana Gregório Brandão - 9h22m11 - Jundiaí (SP)
4º - Karine Costa - 10h09m05s – Botucatu (SP)
5º - Lorena Ranchel - 10h18m15s – Porteirinha (MG)
O espanhol, Brandan Fernandez, bicampeão do Iron Bike Itália, sofreu uma queda no segundo dia e ficou em 8° lugar na elite masculina.
Resultados completos: www.ironbiker.com.br
Edição comemorativa dos 30 anos do Iron Biker Brasil tem percurso marcante pelos distritos de Mariana
Ao todo, 9 comunidades rurais fizeram parte do trajeto da maior prova de mountain
bike da América Latina.
Uma delas, o novo Bento Rodrigues
Com cenários de belezas naturais, compostos por trilhas desafiadoras, altimetrias,
subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores,
a 30ª edição do Iron Biker Brasil, contou com um trajeto desafiador de 160 km nos dois dias
de maratona. Ao todo, 9 distritos de Mariana fizeram parte desse percurso recheado de
emoções e adrenalina. Essa jornada não apenas testou as habilidades dos competidores, mas
também fortaleceu os laços entre o evento esportivo e as comunidades locais. Durante a prova,
os atletas pedalaram pelos distritos de Mainart, Vargem, Pombal, Magalhães, Barro Branco,
Camargos, Monsenhor Horta, Bandeirantes e a nova comunidade de Bento Rodrigues.
A passagem por essas regiões proporcionou aos competidores, além de paisagens
deslumbrantes, a oportunidade de interagir com os moradores marianenses. Esse contato
humano acrescentou uma dimensão especial ao evento esportivo, conectando os atletas com as
comunidades que fazem parte do município de Mariana. O percurso também permitiu que os
ciclistas testemunhassem, pelo segundo ano consecutivo, o trabalho de reconstrução realizado,
ao longo dos últimos anos, na nova comunidade de Bento Rodrigues. Agora, já com suas obras
de infraestrutura finalizadas, com bens coletivos prontos, e com uma retomada econômica, visto
que a área voltou a ter populares vivendo na região.
Atualmente, 36 imóveis estão sendo ocupados pelos novos moradores em Bento
Rodrigues, incluindo a Escola. As famílias estão se mudando para o novo distrito, que está em
processo de habitação pelos atuais e futuros moradores que realizam encontros e eventos,
como missas, rodas de viola, carreatas, procissões e curso, com apoio da Fundação Renova. Até
o dia 01 de setembro, 164 imóveis estavam com obras finalizadas, sendo desses 7 bens de uso
coletivo. Além de terem visto o desenvolvimento da nova comunidade, os atletas também
puderam ver, de perto, os dois marcos simbólicos da Estrada Real, criado pelo Instituto Estrada
Real e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a
Fundação Renova, no novo distrito de Bento Rodrigues.
“Quando nossos ciclistas pedalam por essas regiões, eles não apenas enfrentam desafios
físicos, mas também têm a oportunidade de interagir com as pessoas que vivem em cada
comunidade rural que passamos. É, na verdade, uma troca cultural, o que acontece nesses dois
dias de prova”, finalizou um dos organizadores da competição, Lucas Fonda. Em seguida, Fonda
reforçou o compromisso da prova para com o município. “A inclusão dessas comunidades no
nosso trajeto é uma maneira de celebrar a diversidade de Mariana e mostrar nosso
compromisso com o desenvolvimento local”, concluiu.
Iron Biker Brasil 2023 já começou
As inscrições para o Iron Biker Brasil 2024 já estão abertas mas, por enquanto, somente
para os inscritos de 2023. A competição será realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro do ano
que vem, em Mariana, Minas Gerais, quando o evento comemorará 31 anos de existência. Para
mais informações, acesse o site www.ironbiker.com.br.